Calendar

2019

Friday

08 of November

  • 08/11/2019

    Festival de Integração e Cultura da FURG em São Lourenço do Sul

    Um dia inteiro de programação cultural, apresentação de projetos e prestação de serviços que promovam a integração da universidade com a cidade em programação conjunta com a Feira do Livro do município.
    Oevento ocorrerá de 7 a 10 de outubro.

    Local: São Lourenço do Sul
  • 08/11/2019
    13h30

    1º Colóquio Internacional de Educação e Memória e 8º Encontro da RIAPEP

    O Núcleo Educamemória promove, de 5 a 9 de novembro, o 1º Colóquio Internacional de Educação e Memória e o 8º Encontro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas. Os eventos acontecem no Campus Carreiros.

    Na programação, estão previstos dois momentos abertos para toda a comunidade acadêmica. No dia 6 de novembro, acontecerá a primeira edição do Colóquio Internacional. Na tarde do dia 8, haverá uma atividade compartilhada, que envolverá toda a comunidade acadêmica. As atividades serão realizadas na sala 4110 do pavilhão 4 e as inscrições serão feitas no local.

    Local: Sala 4110 do pavilhão 4, Campus Carreiros
  • 08/11/2019
    18h00

    6ª Jornada Multiprofissional de Educação em Diabetes Mellitus

    Em 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes e, para lembrar a data, o Centro Integrado de Diabetes (CID) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e a Escola de Enfermagem (EEnf/FURG) realizam a sexta edição da Jornada Multiprofissional de Educação em Diabetes Mellitus. O evento será realizado em 08 de novembro, das 8h às 18h, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, Campus da Saúde.

    Confira a programação:

    MANHÃ:

    8h - CREDENCIAMENTO
    8h30 - CERIMÔNIA DE ABERTURA
    9h - Conferência Magna: "20 anos do Centro Integrado do Diabetes: a importância da equipe multiprofissional", com o Professor Dr. Ivaldir Sabino Dalbosco – (Famed/Furg)
    9h30 - INTERVALO
    9h45 - Mesa-redonda: "A interface do cuidado clínico frente às cardiopatias e doenças renais do diabetes", com o Professor Carlo Schmidt Baldoni (Famed/Furg) e a Medédica MSc. Fabiane Fogaça Espírito Santo (HU-Furg/Ebserh)
    10h40 - Mesa-redonda: "Cuidados com os pés: da prevenção a reabilitação", com o Fisioterapeuta Especialista José Sidney Dias Júnior (Faculdade Anhanguera Educacional) e a Terapeuta Ocupacional Ananda Fernandes (HU-Furg/Ebserh)

    TARDE:
    13h30 - Conferência: "Retinopatia diabética e a complexidade do cuidado em família", com o Médico Guilherme Barros Zanotta (HU-Furg/Ebserh)
    14h25 - Conferência: "O cuidado multiprofissional no DM1", com a Nutricionista Especialista Larissa Simões Menezes (HU-Furg/Ebserh); a Médica Luciele Cristofari Torres de Lima e a Psicóloga Especialista Milena Campello Lemos (HU-Furg/Ebserh).

    15h20 - INTERVALO

    15h40 - Mesa-redonda "A importância da família e da rede de apoio no cuidado, na prevenção e na educação do diabetes mellitus", com profissionais das RIMHAS: Enfermeira Andriara Canez Cardoso, Psicóloga Stella Santos Junqueira e Profissional de Educação Física Daiana Carvalho Borges; e profissionais da RSF: Enfermeira Daiane Farias da Silva e Enfermeiro José Ricardo Guimarães dos Santos Junior
    16h40 - Conferência: "Atualização em feridas: perspectivas de cuidado com o pé diabético e neuropatias de extremidades". Oficina prática de curativos/coberturas, com a Enfermeira Estomaterapeuta Nadja Helena Cordeiro Durans (HU-Furg/Ebserh)

    18h – ENCERRAMENTO

    Local: Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, Campus da Saúde.
  • 08/11/2019
    19h00

    Seminário Internacional Para ler Carmen da Silva

    Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, a Biblioteca Rio-Grandense irá sediar o Seminário Internacional Para ler Carmen da Silva, evento que celebra o centenário de nascimento da artista. Palestras, mesa redonda, leituras e a exposição Carmen da Silva, seu tempo e sua obra integram a programação, que promete promover um encontro inédito entre estudiosos do legado da escritora e jornalista rio-grandina que foi uma das precursoras do feminismo no Brasil.

    Organizado pelos professores Nubia Hanciau e Francisco das Neves Alves, o seminário tem apoio da FURG, da Biblioteca Rio-Grandense e da Secretaria de Município da Cultura. A atividade é destinada ao público geral interessado. As inscrições, no valor de R$10, serão feitas no momento do evento.

    Mais informações e a programação do evento podem ser conferidas neste site

    Local: Biblioteca Rio-Grandense