O ano iniciou com o “pé direito” para 50 alunos do 5º ano da Faculdade de Medicina da FURG, que participaram da cerimônia de acolhida aos novos estagiários que atuarão no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior, da Furg, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento, organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-FURG, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 2, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo.

A atividade reuniu profissionais de diferentes áreas do Hospital, que abordaram temas como: funcionamento e infraestrutura do HU-FURG, orçamento, segurança do paciente, controle de infecções, riscos ocupacionais, prontuários e regulação e gerenciamento de Atenção à Saúde. A abertura do evento foi realizada pela gerente de Ensino e Pesquisa do HU-FURG, Marilice Magroski da Costa, que ressaltou a importância do estágio para a formação dos futuros médicos. “É o momento de vocês aproveitarem para aprender na prática o que foi visto na teoria, buscando o máximo de conhecimento possível com os profissionais que atuam no Hospital. Com o estágio, vocês terão experiências e aprendizados que os acompanharão por todas suas carreiras”, salientou Marilice.

Na ocasião, foi distribuído aos alunos o “Guia para Residentes e Estagiários do HU-FURG”, o primeiro implantado na rede de hospitais da Ebserh. O material apresenta aspectos primordiais para facilitar a inserção e atuação dos alunos em conformidade com os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) do Hospital, instrumentalizando-os para a manutenção de sua segurança, bem como para a proteção da saúde dos profissionais, acadêmicos e usuários e para a preservação da infraestrutura hospitalar.

Os estudantes irão atuar, durante dois anos, nas áreas de Clínica Médica e Cirúrgica, Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria, além de estágios nas áreas opcionais.

 

Sobre a Ebserh
Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não-filiadas à Ebserh.

Cadastro e-MEC