Engenharia Mecânica Empresarial
Contato:
COORDENAÇÃO DE CURSO DE
ENGENHARIA MECÂNICA EMPRESARIAL
Fone: (53) 3233-6648
E-mail: ccengmec@furg.br
Reconhecimento:
DOU 28/12/2015. Portaria 1098 de 24/12/2015.
Perfil do Candidato:
- Interesse para realizar estudos que envolvam prioritariamente conhecimentos na área de Exatas (Matemática, Estatística, Física, Química, Computação); sem desconsiderar as áreas Sociais e Humanas (Administração, Economia, Direito, Psicologia), Biológicas e da Saúde (Ecologia, Saúde do Trabalhador), Linguística (Comunicação tecnológica e empresarial nos diferentes idiomas) e Artes (Criatividade aplicada na Inovação).
- Motivação e pro-atividade para se envolver com aspectos tecnológicos, administrativos, legais, sócio-econômicos, culturais e do meio ambiente, típicos da gerência de empreendimentos na área de Engenharia Mecânica.
- Interesse, curiosidade e receptividade para desenvolver novos conhecimentos a partir da reflexão e do exercício prático em laboratório, ou junto a comunidade, utilizando recursos tecnológicos computacionais ou mecânicos, experimentação com novos materiais e observação criteriosa de fenômenos.
- Caráter reflexivo, crítico e criativo, capaz de realizar com eficiência análises das situações encontradas, propondo de forma empreendedora novas soluções para os problemas existentes.
- Comprometimento cidadão, considerando a grandiosa relevância da área tecnológica para o desenvolvimento do país, e consequente melhoria da qualidade de vida de sua população.
- Zelo e disciplina para seguir normas e regras, fundamentais para sua formação com excelência e para o exercício profissional.
- Apreço por trabalho em equipe, visualizando a integração como principal caminho para busca de soluções efetivas e sustentáveis.
Competências e Habilidade:
- Capacidade de planejar e de elaborar estudos e projetos, bem como participar do gerenciamento, da fiscalização e da construção de máquinas e sistemas mecânicos, da execução de instalações
mecânicas, eletromecânicas, termodinâmicas e hidráulico-pneumáticas.
- Capacidade de projetar, implantar e gerenciar sistemas produtivos em empresas dos setores primário, secundário e terciário.
- Capacidade de planejar, projetar, implantar e gerir o seu próprio negócio (empreendimento).
- Capacidade de operação e manutenção de máquinas e sistemas mecânicos.
- Capacidade de conceber e analisar sistemas, produtos e processos mecânicos, empregando modelagem adequada.
- Leitura, interpretação e expressão por meios gráficos.
- Visão sistêmica do processo produtivo, integrando os aspectos mecânicos da produção com as interferências humanas, com as alterações econômicas e financeiras dos recursos de produção e com
respeito ao meio ambiente.
Estrutura Curricular:
O Curso Engenharia Mecânica Empresarial adota a estrutura curricular anual com matrícula por disciplina (detalhes no Quadro de Sequência Lógica), com matérias assim distribuídas:

Formação Básica: Matemática, Estatística, Física, Química, Computação, Mecânica, Desenho, Eletricidade, Fenômenos de Transporte, Resistência dos Materiais.
Formação Geral: Ciências Humanas e Sociais, Produção Textual, Metodologia Científica, Economia, Ciências do Ambiente, Administração, Contabilidade, Empreendedorismo, Planejamento e Controle da Produção, Gestão da Qualidade, Relações Humanas, Organização do Trabalho, Ergonomia.
Formação Profissional: Mecânica Aplicada, Sistemas Mecânicos, Processos de Fabricação, Materiais de Construção Mecânica, Produção, Controle, Manutenção, Termodinâmica Aplicada, Sistemas Térmicos, Sistemas Fluido-Mecânicos, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Mecânica das Vibrações, Desenho Técnico, Metrologia Mecânica, Projeto de Produto, Segurança do Trabalho, Estágio Supervisionado, Projeto de Graduação.
Complementação Curricular: São oferecidas disciplinas optativas isoladas, ou constituindo um grupo de terminalidades.
Duração: Seis anos
Turno: Noite (2a a 6a feira)
O Profissional:
Título: Engenheiro Mecânico
Registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA