Educação do Campo - Licenciatura - São Lourenço do Sul
Site oficial do curso
Contato:
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO NO CAMPO-ÊNFASE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS - Email: educacaodocampo@furg.br
Perfil do Candidato:
A formação do licenciado em educação do campo, com Ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias, é pensada a partir de uma visão crítica da sociedade e de amplos conhecimentos sobre as questões culturais, econômicas e sociais dos modos de vida e de trabalho das populações do campo. O profissional licenciado deverá estar apto a atuar na organização do sistema educacional, como gestor, planejador e/ou coordenador de unidades, projetos e experiências educacionais, formais e não-formais. Ele deverá ter ampla visão de economia solidária e das questões socioambientais.
Competências e Habilidade:
• Amplo conhecimento das questões que envolvem o cotidiano e as vivências do campo;
• Conhecimento de assuntos relativos à liderança, trabalho cooperativo, coletivo e solidário;
• Analise critica da realidade a partir das problemáticas identificadas, nas dimensões socioculturais e ambientais;
• Conhecimento das políticas públicas educacionais e demais políticas públicas expressas nas legislações no que concerne as questões do campo;
• Formação qualificada em fundamentos educacionais relacionados às vivências do campo;
• Formação cidadã e política a partir dos embates socioeconômicos da luta pela terra e das desigualdades que nesse contexto foram e são travadas;
• Fortalecimento da identidade, do patrimônio e de valorização do pertencimento da cultura do campo;
• Compreensão dos processos produtivos no campo a partir da agricultura sustentável;
• Compreensão do contexto histórico, sociocultural e científico dos processos educativos;
• Concepção da produção do conhecimento como processo tomado por princípio a necessária provisoriedade dos saberes sistematizados.
Estrutura Curricular:
O curso de Licenciatura em Educação do Campo com Ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias trata-se de um curso voltado à formação de educadores para atuação na educação básica, especificamente para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, em escolas do campo. Também se propõe formar educadores atuantes na Gestão de processo educativos escolares e/ou na gestão de processos educativos junto às comunidades e/ou grupos sociais de origem. Será desenvolvido sob 04 eixos orientadores e ofertará anualmente 120 vagas (60 vagas por semestre).
O curso apresenta organização curricular por etapas equivalentes a semestres regulares cumpridas em Regime de Alternância entre Tempo-Escola e Tempo-Comunidade. Entende-se por Tempo-Escola os períodos intensivos de formação presencial no campus universitário e, por Tempo-Comunidade, os períodos intensivos de formação presencial nas comunidades de origem dos acadêmicos. O projeto do curso ainda prevê a realização de práticas pedagógicas orientadas conforme a legislação de 20% das atividades à distância. Consideramos fundamentais atividades relativas ao tempo comunidade no qual o educando realiza suas atividades e suas leituras de mundo a partir dos seus contextos de atuação.
O regime de alternância está presente em todas as disciplinas do curso, sendo articulado pelas disciplinas “Práticas Educativas Escolares e Comunitárias” que têm por objetivo a inserção dos Docentes e estudantes no Campo. Essas disciplinas terão caráter modular com participação conjunta de todos os Docentes envolvidos com o Curso e serão regulamentadas pela Coordenação do Curso.
O Profissional:
Título: licenciado em Educação no Campo