Engenharia Civil Costeira e Portuária
Contato:
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
Fone: (53)3233 6649
e-mail: ccengciv@furg.br
Reconhecimento:
Reconhecido pela Portaria 304 de 14/04/2015 publicada no DOU de 20/04/2015
Perfil do Candidato:
 Motivação para estudo de conteúdos básicos de matemática, física e química;
 Iniciativa e gosto para lidar com ferramentas computacionais disponíveis para o aprendizado e exercício da profissão;
 Disciplina e aptidão para aprender e pesquisar sobre a tecnologia e mecânica dos materiais;
 Interesse particular pelas obras costeiras e portuárias e a interação destas com o meio ambiente
Competências e Habilidade:
Conhecimento de física e matemática; conhecimentos inerentes à engenharia civil (construção civil, mecânica dos fluidos, hidráulica, saneamento); conhecimento aprofundado sobre ondas, marés, correntes marítimas; conhecimento aprofundado da dinâmica dos sedimentos na zona costeira e estuarina; conhecimento sobre particularidades das obras em ambiente marinho; conhecimento sobre portos e sistemas de transporte aquaviário; conhecimento da legislação vigente sobre a região costeira e marítima; algum conhecimento sobre instrumentação aplicada à medição de dados de ondas, marés, correntes, transporte de sedimentos, geotecnia; habilidade de analisar e interpretar informações; habilidades computacionais.
Estrutura Curricular:
O curso de Engenharia Civil Empresarial constitui-se de matérias de:
Formação básica:
Matemática; Física; Química; Mecânica; Computação; Desenho Técnico e Arquitetônico; Eletricidade; Mecânica dos Fluídos; Mecânica das Ondas e Resistência dos Materiais.
Formação geral:
Humanidades e Ciências Sociais; Economia; Metodologia Científica; Ciências do Ambiente Marinho; Produção Textual e Língua Inglesa.
Formação profissional geral e específica:
Topografia e Batimetria; Geotecnia; Hidrologia e Hidráulica; Mecânica Estrutural; Materiais de Construção Civil; Sistemas Estruturais em Concreto Armado, Aço e Madeira; Transporte Aquaviário; Logística e operações portuárias; Pavimentação rodoviária e portuária; Saneamento e Instalações Hidráulicas Prediais; Eletrotécnica; Construção Civil e de Obras Costeira e Portuárias; Planejamento de Obras; Morfodinâmica e Processos Costeiros; Hidráulica Marítima; Transporte de Sedimentos; Dragagens.
Complementação curricular:
Geotecnologias, Durabilidade do Concreto, Avaliação de Impactos Ambientais, entre outras.
O currículo também prevê um Estágio Supervisionado Obrigatório com mínimo de 180 horas e um Projeto de Conclusão de Curso.
Par integralização curricular será exigida pontuação mínima em atividades complementares, que compreendem cursos de extensão, disciplinas optativas, participação em projetos de iniciação científica, de ensino e de extensão, participação em semanas acadêmicas, palestras técnicas, visitas técnicas e eventos.
O currículo do Curso de Engenharia Civil Costeira e Portuária se apresenta no regime seriado anual.

Duração: 5 anos
Turno: manhã e tarde
O Profissional:
Título: Engenheiro Civil
Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA
O objetivo do curso de Engenharia Civil Costeira e Portuária é preparar profissionais engenheiros civis que venham a atuar nos ambientes costeiros e estuarinos e na solução de problemas que envolvam as interações obra-costa, mar-obra, ou seja: como uma obra pode afetar o ambiente costeiro e por outro lado, como as ações do mar podem influenciar no comportamento das obras.