Agenda

2019

Sexta

23 de Agosto

  • 23/08/2019
    08h00

    Oficina - Conhecendo o currículo Lattes

    Promovida pelo Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (Nelp), a oficina pretende oferecer conhecimentos gerais sobre o currículo Lattes, sua importância e histórico, assim como pretende, por meio de atividades práticas como o auxílio de computadores, criar e administrar um currículo na Plataforma Lattes para os participantes da oficina.

    Para a criação do currículo, é necessário que os participantes levem seus documentos pessoais, o RG e o CPF. Já com relação à administração do currículo, recomenda-se levar certificados que possam ser inseridos na plataforma.

    A atividade é gratuita e aberta à comunidade, em comemoração aos 50 anos da universidade. Há 15 vagas para participação, conforme ordem de chegada. A oficina ocorre no Laboratório de Informática do Instituto de Letras e Artes, no Campus Carreiros (Av. Itália, km 8), no dia 23 de agosto das 8h às 10h.

    Local: Laboratório de Informática do ILA, Campus Carreiros
  • 23/08/2019
    08h30

    Tour dos aposentados

    Passeio pensado especialmente para os servidores que fizeram a história da FURG e que acontecerá no dia 23 de agosto, das 8h30 às 17h30. O itinerário inicia no CCMAR, passa pelo Campus Carreiros e vai até as instalações da Estação Marinha de Aquacultura (EMA) na praia do Cassino.

    Inscrições pelo telefone: (53) 3293-5024
    Período de inscrições: 5 a 9 de agosto

    Local: CCMar
  • 23/08/2019
    14h30

    Defesa “Centralidade Urbana e Reconfiguração Espacial: O Caso do Antigo Hipódromo da Cidade do Rio Grande – RS”

    A defesa da dissertação “Centralidade Urbana e Reconfiguração Espacial: O Caso do Antigo Hipódromo da Cidade do Rio Grande – RS” do autor Glaudenir Hofalcker de Lemos, com orientação do professor Solismar Fraga Martins, do Programa de Pós-graduação em Geografia, será no dia 23 de agosto, às 14h30, na Sala 4106, Pavilhão 4 – Campus Carreiros. Participam da banca examinadora os professores Sidney Gonçalves Vieira (UFPEL), Paulo Roberto Rodrigues Soares (UFRGS) e Leda Velloso Buonfiglio (FURG) como suplente.

    Local: Sala 4106, Pavilhão 4 – Campus Carreiros
  • 23/08/2019
    20h00

    Espetáculo "Títeres"

    O Coletivo Muttare e a Cia. Gênesis Dança-Teatro realizam na noite de 23 de agosto, às 20h, a apresentação do espetáculo “Títeres”. A atividade é alusiva aos 50 anos da FURG, por meio da realização da Proposta Cidec Cultural, e acontece no Cidec-Sul.

    “Títeres" conta a história de um titereiro que cria bonecos de manipulação. Certo dia os bonecos criam vida e descobrem as possibilidades de movimento. O titereiro se surpreende com a façanha e logo pensa em uma forma de manipular os bonecos e obter algum lucro. Os bonecos experimentam o contraste de estarem vivos, mas presos a uma situação de subserviência. Será que eles conseguirão se libertar?

    O espetáculo trata da questão da manipulação nos dias atuais. A Cia. Gênesis Dança-Teatro se utiliza desta história para refletir com o público sobre o tema na forma de um espetáculo de dança. O grupo desenvolveu coreografias inspiradas em uma corporeidade manipulada. Experimentos de um corpo domesticado e robotizado vêm dando origem a esse trabalho desde o início do ano. A montagem cênica busca fazer refletir a partir da identificação com nossas próprias formas de servidão.

     Trabalho e reconhecimento

    A Cia. Gênesis Dança-Teatro foi fundada em 2002. Em diversos eventos do município e região, adquiriu reconhecimento devido ao importante trabalho social que realiza. A criatividade é a marca registrada do grupo.

    Ao longo dos tempos, a Cia. traçou um percurso pautado pela dança e pelo teatro. A dramaturgia corporal impressa ao trabalho do grupo tem a intenção de gerar uma potência capaz de provocar reflexão na plateia. Os universos ideológicos e humanos constituem o arcabouço filosófico-intelectual da companhia. A busca obsessiva em questionar a existência humana, suas mazelas e dúvidas, alimenta o trabalho desenvolvido pela Cia. Gênesis.

    Atualmente, o grupo compõe o Coletivo Muttare como projeto de extensão da FURG e desenvolve atividades artísticas junto à Diretoria de Arte e Cultura (DAC) e Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da FURG.

    Local: Cidec-Sul, Campus Carreiros