Agenda

2019

Sexta

22 de Novembro

  • 22/11/2019
    14h00

    Projeto de extensão convida comunidade acadêmica para oficina em terreiro

    A oficina "Aprender no terreiro: História, cultura e religiões de matriz africanas para educação das relações étnico-raciais" acontece nesta sexta-feira, 22, às 14h, no Terreiro Reino de Iemanjá Candomblé de Xangô e Oxum, localizado na rua Abdala Nader, 379, bairro Getúlio Vargas.

    O evento tem como objetivo oportunizar o diálogo entre manifestações artísticas de matriz africana, dentro do escopo do combate à intolerância religiosa. A atividade será ministrada pelo mestrando do Programa de Pós-graduação em História, Marcelo Studinski, e constitui parte integrante do projeto “História, Arte e Cultura: uma proposta de trabalho para a implementação da lei 10.639/03”, coordenado pela professora Carmem Schiavon.

    Local: Rua Abdala Nader, 379, bairro Getúlio Vargas, Rio Grande - RS
  • 22/11/2019
    15h00

    Evento sobre romance Úrsula será realizado pelo Sib e pelo grupo Vozes de Mulheres

    Promovido pelo Sistema de Bibliotecas da FURG e o grupo Vozes de Mulheres, o evento “Existências e Resistências” oferecerá, nesta sexta, 22, uma palestra a respeito da história do romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis.

    Este é considerado o primeiro romance escrito por uma mulher negra na história da literatura brasileira. A palestra acontece na Biblioteca Central, às 15h. O evento integra parte das atividades relacionadas à semana da Consciência Negra.

    Local: Biblioteca Central, Campus Carreiros
  • 22/11/2019
    18h00

    Seminário Multidisciplinar em Dependência Química

    O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre) da FURG completa 30 anos e, para celebrar, será realizado o Seminário Multidisciplinar em Dependência Química.

    O evento, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, no Anfiteatro do Campus Saúde, é organizado pelos profissionais que integram o Centro, interessados em discutir e divulgar as questões ligadas aos problemas relacionados ao uso de drogas e à dependência química.

    Confira a programação:

    Sexta-feira - 22 de novembro

    08h – 13h: Credenciamento

    08h – 10h - Minicursos:
    - Pesquisa epidemiológica, com Renata Paulitsch (FURG) e Lauro Demenech (FURG)
    - Toxicologia social, com Fernando Senna (FURG), Quelen Garlet (FURG) e Sara Fernandes (FURG)
    - Toxicologia: conceitos e aplicações na área forense, com Ronan Adler Tavella (FURG)

    10h30 – 12h - Mesa redonda – Desafios na conjuntura brasileira sobre a política de drogas, com o moderador: Maria Cristina Flores Soares (FURG) e os participantes: Flavio José Machado Resmini (Coordenação saúde mental SLS e Residência psiquiatria SLS); Alisson Saggiomo Juliano (Coordenadora Municipal de Políticas sobre Drogas/PMRG, Rio Grande/RS); Gabriel Figueiredo Cavalheiro Leite (Delegado de Polícia Federal, Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Rio Grande/RS); Jardel Fischer (PPG Saúde Coletiva UNISINOS / ABRAMD)

    13h30 – 14h - Abertura oficial do Seminário de Comemoração aos 30 anos do CENPRE – Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo

    14h30 – 16h - Palestra de abertura: Maconha: vamos liberar? Com o convidado: Sergio Paula Ramos (Doutor em Medicina pela UNIFESP, Membro Titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, Membro do CC da ABEAD)

    17h – 18h30 - Mesa redonda – Abordagem multidisciplinar do tratamento da dependência química, com a moderadora: Catherine Lapolli (UFPel), com os participantes: Dinarte Ballester (Psiquiatra e chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HU-Furg/Ebserh); Liziane Goebel Cazarin Jaekel (Assistente Social do HU-Furg/Ebserh e CENPRE/Furg) e Gabriela Lanzetta Haack (Psicóloga e Coordenadora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas RS)

    Local: Anfiteatro do Campus Saúde