Agenda

2019

Sexta

10 de Mai

  • 10/05/2019
    08h00

    II Saúde Mental e Direitos Humanos: Produzindo estratégias de cuidado em rede

    Organizado pelo curso de Psicologia da FURG e pelo Grupo de Estudos de Saúde Coletiva dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos (GESCEM), o “II Saúde Mental e Direitos Humanos: Produzindo estratégias de cuidado em rede”, acontece no dia 10 de maio, no Cidec-Sul. Inscrições de ouvintes podem ser feitas até às 23h59 do dia 9 de maio. As inscrições são gratuitas e abertas a usuários, familiares, trabalhadores, gestores da saúde mental, à comunidade acadêmica e à comunidade em geral. Já submissões de trabalho podem ser feitas até 28 de abril. Para qualquer das modalidades, as inscrições devem ser feitas no Sistemas de Inscrições da FURG

    O evento tem por objetivo promover a troca de experiências, o fortalecimento do cuidado em liberdade e a discussão acerca das políticas públicas de saúde mental e dos saberes e práticas em uma perspectiva psicossocial. Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.

    Programação

    Manhã
    8h30: Abertura

    9h: Saúde Mental e Atenção Psicossocial - Avanços e Desafios (Inês Marques - Coord. Saúde Mental da 3a. Coordenadoria Regional de Saúde; Gabriela Haack - Coordenação da Saúde Mental de Pelotas; Diego Elias - Coordenação da Residência Multiprofissional de São Lourenço; Michele Peixoto da Silva - Apoiadora Técnica dos NASF's AB)

    10h30: Cuidado em liberdade é possível! (Dra. Sandra Fagundes - Fórum Gaúcho de Saúde Mental; Dra. Simone Paulon - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional UFRGS; Dr. Flávio Resmini - Coordenação de Saúde Mental de São Lourenço do Sul)

    Tarde
    13h30: Práticas de cuidado no território – Experiência e Narração (Luciane Kantorski – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – UFPel; Dóris Soares - Psicóloga da Prefeitura de Porto Alegre/RS; Luis Felipe Hatje - Doutorando em Educação em Ciências – FURG; Alessandra Vẽnhgrin de Matos Marini - Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI)

    15h30: Formulação da Carta Manifesto do 2º Saúde Mental e Direitos Humanos: produzindo estratégias de cuidado em rede

    Oficinas
    Acompanhamento Terapêutico: Ricardo Cechin

    Gestão Autônoma da Medicação: Marciana Zambillo

    Ouvidores de Vozes: Maria Laura de Oliveira Couto

     16h30: O cuidado que queremos! (Representantes dos Usuários de Saúde Mental da Região Sul)

    - Leitura e aprovação da Carta Manifesto do II Saúde Mental e Direitos Humanos: produzindo estratégias de cuidado em rede.

    Noite
    18h: Apresentação de trabalhos em grupos temáticos

    Local: Cidec-Sul, Campus Carreiros
  • 10/05/2019
    14h00

    Defesa "Zoneamento Geoambiental mediante aplicação da geoecologia de paisagens: ordenamento territorial do município do Rio Grande/RS"

    A defesa da dissertação "Zoneamento Geoambiental mediante aplicação da geoecologia de paisagens: ordenamento territorial do município do Rio Grande/RS" do discente Giovane de Oliveira Bonilha com orientação da professora Simone Emiko Sato, do Programa de Pós-graduação em Geografia, será no dia 10 de maio, às 14h. Participam da banca examinadora os professores Gracieli Trentin (FURG), Adriano Simon (UFPEL) e Éder Leandro Bayer Maier (FURG).

    Local: Sala 6204, Pavilhão 6, Campus Carreiros