Encontro de empresários juniores em Pelotas premia duas EJs da FURG

No último sábado, 24, o Conexão MEJ Sul reuniu cerca de 150 empresários juniores na Faculdade de Hotelaria da UFPel (prédio do antigo Grande Hotel), em Pelotas. O evento teve como objetivo integrar os representantes das Empresas Juniores (EJs) das universidades de Pelotas, Rio Grande e Bagé. O encontro também premiou as empresas que mais se destacaram ao longo do ano. Algumas empresas juniores da FURG representaram a universidade no evento, entre elas Atena, Byte, Casp, Hórus e Phi.

O evento começou às 9h, com uma atividade que estimulava a confiança entre os presentes. De olhos vendados, cada participante foi convidado a se deixar guiar por alguém desconhecido. Em seguida, ainda sem enxergar o outro, os empresários juniores foram estimulados a trocar experiências com outra pessoa.

O dia seguiu com palestras ministradas por integrantes da Federação de Empresas Juniores do Rio Grande do Sul (Fejers). Matheus Kobielski, assessor de expansão da instituição, acredita que o Conexão MEJ Sul seja um espaço perfeito para trabalhar dois pontos fundamentais para as empresas. "O primeiro é o propósito, é entender o motivo de a empresa existir, o porquê de os alunos estarem ali. O segundo é aprender a importância da união tanto para o trabalho nas empresas quanto para a vida de seus membros", fala. Além disso, ele viu no evento uma oportunidade para conectar a região Sul com o resto do Estado, mostrando as empresas que existem aqui.

Alguns participantes percorreram 60 quilômetros para participar do evento. Foi o caso de Leonardo Vogel, estudante do terceiro semestre de Ciências Contábeis da FURG. Ele foi um dos fundadores da Hórus Jr, empresa de assessoria contábil da universidade. Leonardo também faz parte da equipe do Núcleo de Empresas Juniores (NEJ) de Rio Grande, no qual ingressou no começo desse ano como assessor de desenvolvimento. “O evento foi de muita importância para conectar as três cidades, visto que temos realidades tão próximas e até iguais”, conta. Leonardo acredita que o evento tenha sido o primeiro passo para uma grande fase do Movimento Empresa Júnior no sul do Estado, mostrando à Fejers o potencial que essas cidades têm, além de buscar um suporte maior da federação no próximo ano.

Alberto Zitzke, atual presidente da Atena, empresa júnior do curso de Engenharia Civil da FURG, comemora a federação da EJ criada em 2015. Segundo Zitzke, é muito importante incentivar a participação em eventos por conta da ajuda contagiante entre as empresas. “As três cidades (Rio Grande, Pelotas e Bagé) juntas mostram força, e agora Rio Grande será representada na Fejers”, explica.

 

Premiação

O Conselho de Representantes das Empresas Juniores (Crej) da UFPel e o NEJ Rio Grande, organizadores do evento, também premiaram as iniciativas que mais se destacaram ao longo de 2018. Confira as vencedoras:

 

Empresa Júnior com melhor índice de desempenho da FURG*

 

1º lugar: Hórus Jr Assessoria Contábil (do curso de Ciências Contábeis)

2º lugar: Atena (do curso de Engenharia Civil)

 

*As duas empresas também foram as primeiras EJs da FURG a serem federadas e, portanto, passam a ter maior credibilidade e mais ferramentas para melhorar a sua gestão através do auxílio da rede nacional.

 

Fotos: Marina Amaral

 

Galeria

Assunto: Arquivo