HU-FURG/Ebserh realiza Campanha Nacional da Voz

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aderiu à Campanha Nacional da Voz. O objetivo é alertar a respeito dos riscos e consequências da falta de cuidados com a garganta e o aparelho fonador. A ação tem como lema “Afine a sua saúde. Cuide da sua voz” e faz parte da programação da Semana Nacional da Voz, campanha iniciada em 1999 e promovida em parceria pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (Aborl-CCF), Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

No HU-FURG, as atividades serão realizadas no dia 17 de abril, às 9h, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na área acadêmica Prof. Newton Azevedo, rua Osório s/n.  As pessoas que desejarem atendimento devem participar das palestras educativas: Cuidados com a voz, com a fonoaudióloga Joice Rosa de Araújo e Câncer de Laringe, com o médico Fábio de Aguiar Lopes. Após, os profissionais da Unidade Cérvico Facial do HU-FURG e da Liga de Oncologia da Faculdade de Medicina farão um mutirão de atendimento, com triagem de casos suspeitos de câncer de laringe para posterior realização do exame de videolaringoscopia - a fim de confirmar a suspeita da doença. Outras patologias não serão atendidas neste dia, mas encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde para verificação.

Para receber atendimento é necessário comparecer no Anfiteatro da área acadêmica, às 9h, assistir às palestras e estar portando um documento de identificação com foto, o cartão do SUS, a Carteirinha do HU (quem já possuir) e comprovante de residência. A Aborl-CCF recomenda que a busca de atendimento médico seja realizada por pessoas que façam uso de cigarro e de bebida alcoólicas, bem como apresentem rouquidão progressiva e com piora recente, dor ou dificuldade para engolir, nódulos no pescoço e emagrecimento rápido e recente. A Associação esclarece que o exame da boca e da garganta é simples e ajuda a saber o que está acontecendo, bem como facilita o tratamento das pessoas antes que o problema se agrave.

 

Assunto: Arquivo