Gese celebra 15 anos com Seminário Integrador nesta sexta, 17

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE) da FURG comemora 15 anos de atividades com o Seminário Integrador “Interlocuções sobre gêneros e sexualidades nas escolas”, nesta sexta-feira, 17. A extensa programação do evento está relacionada ao lançamento do Movimento #HeForShe (#ElesPorElas) em Rio Grande.

Pela manhã, haverá a Blitz Eles por elas nos acessos ao Campus Carreiros, o lançamento da campanha #HeForShe (#ElesPorElas) e do Observatório de gêneros, e a mesa redonda com os professores Roney Polato, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Filomena Teixeira, da Escola Superior de Educação de Coimbra (Esec/Portugal), discutindo sobre os temas de gênero, sexualidade, educação e mídia.

À tarde, o Papo Reto reúne o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Preto, e os professores da FURG Joanalira Magalhães, Susana Veleda e Renato Duro em uma conversa problematizadora das questões do Movimento #HeForShe no âmbito das universidades. Em seguida, às 14h30, acontece outra mesa redonda, com as professoras Elenita Silva, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Nádia Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que irão abordar questões de corporeidade e de políticas, programas e práticas educativas. A última mesa redonda do evento irá promover o encontro dos estudantes ganhadores da 5ª Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero para contar de suas experiências com a atividade. A premiação da mostra ocorre na sequência, com a participação de autoridades e comunidades escolar e universitária.

 5ª Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero

No contexto do projeto “Observatório Brasileiro de Políticas Públicas dePromoção de Equidade de Gênero e Cidadania de Lésbicas, Gays,Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT)”, apoiado pelo CNPq, o Gese realizou a quinta edição da Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero em 2017. A mostra tem o objetivo de contribuir com a promoção da equidade de gênero e a cidadania da população LGBT, através da produção e difusão de informações importantes à comunidade sobre as questões relativas aos gêneros e às sexualidades, além de promover discussões acerca dessas questões na luta pela minimização das representações e preconceitos atribuídos às mulheres e aos sujeitos LGBT na atualidade. Em 2017, foram inscritos 472 trabalhos, dos quais 117 na categoria poesias, 337 na categoria desenhos e 18 na categoria vídeos. Os trabalhos ficarão expostos durante todo o Seminário Integrador 15 anos Gese.

Arquivos

Conheça os premiados da 5ª Mostra Cultural

Cartaz Seminário Integrador 15 anos do Gese

 

Assunto: Arquivo