HU-FURG realiza mutirão de combate ao Aedes aegypti

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/EBSERH

 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aderiu ao mutirão de combate ao Aedes aegypti. A ação foi desenvolvida simultaneamente, durante a semana que antecedeu o Carnaval, em todos hospitais universitários federais e imóveis públicos federais. A campanha, intitulada “Unidos contra o Mosquito. Neste Carnaval só pode voar confete”, teve como objetivo prevenir e eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus que causam doenças como: dengue, zika, chikungunya e febre amarela, e que se desenvolve em locais com água parada.

No HU-FURG, as atividades foram realizadas na sexta-feira (24), envolvendo trabalhadores de diferentes divisões e unidades, usuários e visitantes. Com o intuito de enfatizar a importância de ações preventivas, muitas delas já incorporadas na rotina de trabalho da equipe de limpeza e higienização, foi efetuada a inspeção dos ralos, com a substituição dos que estavam danificados, pelos ralos escamoteáveis – que permitem o fechamento da grelha. Também, foi realizado um mutirão de verificação e limpeza dos poços de luz e das áreas com plantas.

Além das vistorias, e através da parceria com o Programa de Prevenção da Dengue, Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Município da Saúde (SMS), houve a distribuição de materiais informativos e educativos (leques, folders, cartazes e jogos) em todas as unidades de internação, bem como aos funcionários, usuários e visitantes na Portaria Central do HU-FURG.

A Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Assunto: Arquivo