Professor da FURG participa de pesquisa internacional

O professor do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Billy Graeff, participou de uma pesquisa envolvendo universidades nacionais e internacionais que avaliou o fornecimento de alimentos e bebidas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O grupo de pesquisa Physical Activity and Nutrition at Sport Mega Events Research (Phansmer) é composto por pesquisadores da FURG, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Université Paris Descartes, na França.

O grupo coletou dados em diversas instalações esportivas destinadas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e entrevistou espectadores dos Jogos. A determinação do Comitê Olímpico Internacional (COI), antes dos Jogos começarem, era de que os alimentos oferecidos deveriam ser saudáveis e balanceados, sendo as receitas e produtos brasileiros ofertados com maior destaque nos cardápios.

De acordo com a pesquisa, cerca de 8 milhões de refeições foram servidas durante as quatro semanas dos Jogos. Os alimentos e bebidas processadas, que segundo as diretrizes alimentares para a população brasileira devem ser evitados porque tendem a ser consumidos em excesso, ganharam destaque nos menus durante os Jogos.

Algumas das questões que impediram os espectadores de consumir refeições saudáveis incluem o confisco de comida e bebida nos pontos de entrada de locais de jogos, dificuldade de acesso à água potável em algumas instalações esportivas e uma política que favoreceu os patrocinadores e excluiu outras opções saudáveis. O grupo de pesquisa argumenta que o COI, os futuros Comitês Organizadores Locais (LOCs) e patrocinadores corporativos devem se comprometer com padrões mais elevados de refeições para os espectadores.

Segundo o pesquisador Graeff, “iniciativas como o grupo Phansmer podem servir ao desenvolvimento de universidades como a FURG em diversos campos”. O professor relata ainda, que a partir de estudos como este, a Instituição pode estabelecer parcerias duradouras com universidades internacionais.

O grupo Phansmer visa analisar políticas e práticas relacionadas à atividade física e nutrição, no contexto de mega eventos esportivos. Além do estudo sobre as refeições dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o grupo publicou um artigo sobre atividade física e os Jogos Olímpicos de Londres e do Rio de Janeiro. “Nosso objetivo é produzir conhecimento acerca dos temas sobre os quais nos debruçamos”, conta Graeff.

Arquivos

Food and Drink for Spectators at the Olympic and Paralympic

 

Assunto: Arquivo