15ª MPU: Semana promove a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação na FURG

As relações entre Neurociência e Neuroarte foram atração na Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, dentro da programação da 15ª Mostra da Produção Universitária (MPU). A exposição Neuroarte, do projeto Museu Interativo Arte Ciência da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) despertou o interesse de estudantes de diversas idades que vieram ao Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico do Extremo Sul (Cidec-Sul), no campus Carreiros, conhecer um pouco mais sobre o tema em módulos educativos e interativos, nos dois primeiros dias de programação, na quarta-feira (20) e quinta-feira (21).

Para popularizar o conhecimento das neurociências, a mostra percorre diferentes cidades, apresentando em cada módulo uma explicação funcional e orgânica das principais regiões do cérebro. Esse universo de conhecimento tem curadoria de Maria Rosa Chitolina e Nara Cristina Santos, com organização de Jessié Gutierres, Carlos Donaduzzi, Marcelo Birk e Manoela Vares.

Os módulos são resultado de atividades transdisciplinares desenvolvidas desde 2010, relacionando  investigações desenvolvidas em grupos de pesquisa da UFSM, num trabalho conjunto de cientistas, artistas, informatas, comunicadores, graduandos e pós-graduandos.

Oficinas

Entre as atrações da Semana, o Grupo de Pesquisa em Desreguladores Endócrinos, do Instituto de Ciências Biológicas da FURG, realizou oficina sobre bisfebol A, toxina presente em plásticos comumente utilizados e proibida em mamadeiras. O professor Pablo E. Martínez, a voluntária no projeto Cássia Rodrigues e a acadêmica Bárbara Fagundes apresentaram aos visitantes vídeo e explicações práticas sobre os produtos que contém a toxina, além de recomendar a utilização de produtos feitos de vidro ou que contenham o selo de produto livre de bisfenol A.

Também foram realizadas oficinas de construção de aquecedor solar de baixo custo, pela Escola de Engenharia; sobre paleontologia da Região de Rio Grande, pelo Instituto de Oceanografia; de Ciência com Microcontroladores e de Alimentos em foco, pela Escola de Química e Alimentos.

Atividades no Ceamecim

A programação conta, nesta sexta-feira (21), com atividades no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim) da FURG. Pela manhã, as escolas municipais Assis Brasil, Maria Angélica e Viriato Corrêa visitaram as atrações.

A Escola Municipal de Educação Bilíngue Carmen Regina Teixeira Baldino também participou das atividades. Os alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos foram acompanhados por professoras e tradutoras/intérpretes de libras. Silvana Ávila e Miriam Barreto destacam que os alunos de educação infantil só não participaram das atividades, porque o passeio foi programado para a manhã e eles frequentam o turno da tarde.

À tarde, alunos das escolas municipais Dolores Garcia, Wanda Rocha, Zelly Esmeraldo, João de Oliveira e Valdir Castro estão sendo recepcionados. Pelo Ceamecim, a professora Paula Ribeiro acredita que essa experiência é a possibilidade efetiva da Universidade estar integrada à comunidade, permitindo que os alunos "vivenciem a ciência no dia a dia e pensem, futuramente, em ser nossos acadêmicos".

Semana Nacional

Realizada no mês de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e congrega eventos em todo país, envolvendo secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, entre outros.

As atividades buscam popularizar a Ciência e mostrar sua importância no desenvolvimento do país, além de incentivar a atitude científica e a inovação. Em Rio Grande, a Semana é realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG, através das diretorias de Pesquisa e de Inovação Tecnológica, Prefeitura Municipal e Comitê Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Assunto: Arquivo