Assinado contrato para manutenção e recuperação do navio Atlântico Sul

O navio de pesquisas oceanográficas Atlântico Sul, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG vai receber obras de manutenção e recuperação na ordem de R$ 383 mil, a partir dos próximos dias. Contrato entre a Universidade e o estaleiro Maccarini foi assinado na tarde desta segunda-feira, 3, pela reitora Cleuza Maria Sobral Dias e o diretor da empresa, Zolécio Maccarini. Participaram do ato também o pró-reitor de Planejamento e Administração Mozart Tavares Martins Filho, o diretor da Estação de Apoio Antártico – Esantar, professor Gonzalo Canziani, o coordenador da Frota Paulo Ricardo Almeida e a diretora da empresa, Viviane Maccarini.

 

Para a reitora Cleuza Dias, houve grande esforço da administração da FURG em obter recursos junto ao Ministério da Educação – MEC para efetuar os reparos necessários ao navio de pesquisas, pela importância da embarcação para a pesquisa oceanográfica brasileira. O Atlântico Sul está parado há 11 meses. A docagem (saída da água para reparos) é necessária para manter a excelência na navegação, por parte da embarcação que já tem 40 anos e garante a qualidade conferida pela Marinha do Brasil em vistorias periódicas.

 

Após a ordem de serviço da Coordenação da Frota, as obras devem ocorrer em 30 dias. Conforme o coordenador Ricardo Almeida, ainda estão previstas este ano duas saídas com estudantes de Oceanologia, dentro do projeto A Experiência Embarcada, e o início de um cruzeiro de pesquisas. O diretor da Esantar, à qual está ligada a Frota da FURG, disse que os 40 anos de vida do Atlântico Sul não representam obsolescência. “O navio tem laboratórios de grande qualidade e apresenta excelentes resultados”, disse Gonzalo Canziani, “sendo ainda solicitado por empresas de pesquisas nacionais como a Petrobras, e internacionais, em razão da qualidade de navegação e de pesquisa a bordo, além da qualidade dos técnicos da FURG”.

 

Esta é a terceira vez que o estaleiro de Navegantes – SC vence a licitação para efetivar reparos no navio de pesquisas da FURG. Os dois diretores do estaleiro garantiram que vão buscar entregar o navio antes do prazo definido em contrato, dependendo para isto das condições de clima. O pró-reitor Mozart Martins lembrou que a FURG é a única universidade federal a possuir um navio de pesquisas oceanográficas. A Universidade também foi pioneira no ensino de Oceanografia no Brasil.

 

Galeria

Reitora e diretor do estaleiro assinaram o contrato

Reitora e diretor do estaleiro assinaram o contrato

Assunto: Arquivo