Trabalho da EQA é premiado em congresso nacional

Realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o trabalho “Antifouling booster biocides in coastal waters of Panama: First appraisal in one of the busiest shipping zones” recebeu o prêmio de melhor pôster no 18º Encontro Nacional de Química Analítica. O evento ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, de 18 a 21 de setembro. A pesquisa teve como objetivo determinar os níveis de contaminação por biocidas anti-incrustantes de terceira geração nas áreas costeiras do Panamá e na América Central. Este é o primeiro trabalho a abordar os níveis de contaminantes nos locais.

A pesquisa foi realizada pelos acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA) Jahir Batista e Jean Arias, de graduação em Bioquímica Ronan Tavella, pelos pesquisadores da Escola de Química e Alimentos (EQA) Sergiane Caldas e Ednei Primel, o pesquisador do Instituto de Oceanografia (IO) Gilberto Fillmann e pelo pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (USP) Italo Castro. O trabalho integra uma dissertação de mestrado do PPGQTA e foi realizado no Laboratório de Análises de Compostos Orgânicos e Metais (Lacom) da EQA. Nele, foi observada a influência de contaminantes do ambiente aquático em Panamá: irgarol 1051, diuron, TCMTB, DCOIT e diclofluanida, todos compostos orgânicos usados em tintas para prevenir a incrustação.

Sergiane conta que, para atingir o objetivo, o grupo realizou a técnica de extração em fase sólida e determinação por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas seqüencial. Entre os compostos estudados, diuron e irgarol 1051 foram os mais detectados nas amostras. “As observações sugerem que os locais são fontes potenciais de contaminação por estes biocidas, o que acarreta um aumento no risco ambiental nos ecossistemas da região”, afirma a pesquisadora. 

De acordo com Sergiane e com o acadêmico Jahir Batista, a premiação reconhece em níveis nacional e internacional os trabalhos realizados no Lacom. “A premiação é importante para o reconhecimento do trabalho na área acadêmica, já que o estudo desenvolvido servirá de subsídio para outras pesquisas tanto no Brasil quanto no Panamá”, completa Jahir. O acadêmico também conta que o prêmio será importante para seu futuro, fornecendo oportunidades de continuar o estudo no Doutorado. 

 

Assunto: Arquivo