FURG é representada em congresso na Alemanha

Uma acadêmica e quatro e egressos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participaram do Congresso Young Marine Researchers (Youmares), em Hamburgo, na Alemanha. O evento ocorreu de 11 a 13 de setembro. Os participantes estiveram representando a FURG na formação de futuras redes de pesquisadores marinhos na Europa através da organização geral do evento, na coordenação de sessões temáticas e em apresentações de trabalhos.

O congresso é financiado pelo Deutsche Gesellschaft für Meeresforschung (Sociedade Alemã para Pesquisas Marinhas) pela Estuarine and Coastal Science Association (Associação para Ciências Estuarinas e Costeiras) e tem como objetivo estimular o estabelecimento de redes de pesquisa entre jovens no ramo de oceanografia e ciências marinhas.

Segundo o ex-acadêmico Abel Machado, que realizou graduação em Oceanografia na FURG e mestrado sanduíche em Biologia na McMaster University, no Canadá, todos os participantes mantêm contato com a FURG, mesmo afastados. “Certamente somos hoje jovens pesquisadores estabelecendo-nos no cenário internacional que atestam a qualidade de ensino e sucesso dos egressos da FURG”, afirma. Esta foi a primeira vez que Abel esteve como organizador geral do evento.

De acordo com a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas: Fisiologia Animal Comparada (PPGCF), Isabel Abril, a FURG tem oferecido oportunidades tanto para estudantes brasileiros quanto para estrangeiros. “É gratificante ver como a ciência que é feita nesta instituição transcende as fronteiras, contribui para a geração de conhecimento e para a preservação dos nossos ecossistemas”, afirma. Atualmente, Isabel realiza doutorado sanduíche na universidade de Oldenburg, na Alemanha. Esta foi a primeira vez que ela participou do evento, assim como a colega Lumi Haraguchi, formada em Oceanologia pela FURG.

A ex-estudante de mestrado do PPG em Oceanografia Física, Química e Geológica, Ingrid Angel-Benavides, conta que ficou contente em participar do evento junto com os profissionais da Universidade. “É muito satisfatório encontrar os oceanógrafos da FURG nos congressos e constatar que estão participando de projetos de pesquisa que desafiam as fronteiras das suas áreas”. No evento, Ingrid foi coordenadora da sessão temática sobre métodos para pesquisa de fitoplâncton.

Já o egresso de mestrado do PPG em Oceanografia Biológica (PPGOB), Rafael Gonçalves, esteve pela primeira vez como coordenador de uma sessão, com a temática sobre matéria orgânica dissolvida. Para ele, a oportunidade foi única. “Presidir pela primeira vez uma sessão em um congresso internacional juntamente de amigos de longa data e presenciar notáveis avanços na ciência, apenas reitera a qualidade dos oceanólogos formados pela FURG”, salienta.

 

Galeria

Foto: Abel Machado

Foto: Abel Machado

Assunto: Arquivo