Reitora da FURG participa de reuniões em Brasília/DF 

Na terça e quarta-feira (21 e 22) a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Dias, participou de reuniões em Brasília/DF, que envolveram temas orçamentários e da consolidação do processo de expansão da Universidade. A discussão sobre a continuidade de políticas públicas para educação superior foi tema central do encontro do dia 21, promovido pelo Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e com participação do ministro da Educação (MEC), Mendonça Filho.

Participaram da reunião reitores de universidades federais, aos quais o Ministro falou sobre o desenvolvimento dos programas firmados pelo governo federal, com destaque ao papel dessas instituições para o desenvolvimento econômico e social do País. Participaram também do encontro, o secretário de Educação Superior (SESu/MEC), Paulo Barone, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Moraes, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Neves.

Com objetivo de sinalizar uma política de continuidade, o Ministro reafirmou que vem retomando a média de liberação de recursos. “Esta reunião foi a primeira que tivemos com o Ministro e foi fundamental para apresentarmos a realidade das nossas Universidades; a importância do processo de expansão e inclusão que vivemos nos últimos anos e a necessidade da manutenção das políticas públicas e do orçamento para continuidade do desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, em especial da qualificação dos processos de formação”, ressalta Cleuza.

A reitora ressaltou que, dentre as demandas apresentadas ao Ministro, está a manutenção e ampliação do Programa Nacional de Assistência ao Estudante (Pnaes); a implementação de um plano de desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa; a liberação dos recursos para a extensão e a conclusão de obras que incluem casas de estudantes, laboratórios, salas de aula, entre outros espaços que qualificam o ensino, a pesquisa e a extensão nas Universidades. 

Com foco nas demandas orçamentárias da FURG, em especial na construção de um sistema de saneamento básico no campus Carreiros, a reitora participou de uma reunião na quarta-feira (22). O encontro foi com o secretário de Educação Superior (SESu/MEC), Paulo Barone, e abordou, além da rede de tratamento esgoto do campus, que é um dos condicionantes da Licença Ambiental, os recursos da assistência estudantil e a construção de laboratório e de pavilhão de salas de aulas na sede da FURG em Santa Vitória do Palmar e no Carreiros. 

Na mesma oportunidade, a reitora pôde discutir, com o secretário, os detalhes sobre a liberação de financeiro para o pagamento das quatro embarcações caracterizadas como laboratórios flutuantes, que estão sendo construídas sob a coordenação da FURG, para atender às demandas de todas as Universidades Federais que ofertam cursos nas áreas de Ciências do Mar. Sobre assuntos orçamentários, também foi discutida a liberação de capital para a manutenção do navio Atlântico Sul.

Durante sua viagem, a reitora encontrou também com o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Edward Brasil, que integra o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC). Na ocasião, foi discutida a liberação de recursos para o Centro de Vocação Tecnológica (CTV) da Agrobiodiversidade Bailique - Rio Grande, projeto que é coordenado pelo professor da Escola de Química e Alimentos da FURG, Jorge Vieira.

Ainda na quarta-feira (22), a reitora se reuniu com o presidente da Ebserh, Kleber Moraes, para tratar de demandas de pessoal e financeira do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU/FURG), em especial sobre a nomeação de novos trabalhadores, aprovados no concurso da Ebserh. Na reunião, Cleuza apresentou ao presidente a necessidade de ter a previsão das novas nomeações para organização de um plano que possa subsidiar os encaminhamentos junto à comissão que trata dos trabalhadores da Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg). A reitora reafirmou a necessidade de cumprimento do cronograma de nomeações estabelecido, em que estava previsto a abertura da UTI Pediátrica e a complementação de pessoal em serviços existentes ainda para este ano.

 

Assunto: Arquivo