Esantar abastece com equipamentos embarcações do Proantar

{000024379000000567}Na semana passada, o Navio Polar Almirante Maximiano e o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, realizaram uma escala em Rio Grande com o objetivo de dar continuidade às ações do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). A Estação de Apoio Antártico (Esantar) abasteceu os navios com materiais como vestimentas, caixas de marfinite e utensílios de acampamento (incluindo também alimentos, gás, água potável e medicamentos). A atividade faz parte da 33ª Operação Antártica (Operantar).

Sobre as embarcações

Incorporado à Marinha em 1994, o Navio de Apoio Oceanográfico "Ary Rongel", também conhecido como "Gigante Vermelho", foi construído no estaleiro Hoylandsdygo George Ei Des Sonner A/S, na Noruega. Está preparado para navegação em regiões polares e para operações em campos de gelo fragmentado. O navio está na sua 21ª comissão austral sob o comando do capitão-de-mar-e-guerra Sérgio Lucas da Silva.

Carinhosamente chamado de "Tio Max" pela tripulação, o Navio Polar "Almirante Maximiano" foi construído em 1974, no estaleiro Todd, nos Estados Unidos, tendo sido comissionado como Navio de apoio (Supply Vessel) às plataformas de petróleo no Mar do Norte e incorporado a Marinha do Brasil em 03 de fevereiro de 2009. Está em sua 6ª comissão austral sob o comando do capitão-de-mar-e-guerra José Benoni Valente Carneiro

Arquivos

666

 

Galeria

Assunto: Arquivo