Cenpre celebra 25 anos de história

Para celebrar o aniversário de 25 anos do Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre), foi realizado na manhã desta quarta-feira, 3, um seminário comemorativo no auditório do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU/FURG). A cerimônia teve o objetivo de relembrar a longa trajetória e prestar homenagens a pessoas, entidades e instituições que contribuíram e acompanharam a história do centro.

Participaram da solenidade a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, o vice-reitor Danilo Giroldo, o prefeito municipal Alexandre Lindenmeyer, o diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/FURG) Adalto Bianchini, o coordenador do Centro Regional de Formação de Pessoas (CRR/FURG), professor Fernando Amarante, a coordenadora do Cenpre, professora Cristiane Marcos, o vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre drogas, Eduardo Cruz, autoridades locais e regionais, e demais integrantes da comunidade acadêmica.

Em clima de emoção, os professores Fernando Amarante e Eli Sinnott Silva destacaram, durante a cerimônia, a contribuição de três pessoas que participaram de forma muito especial do programa: professor Vicente Mariano da Silva Pias (homenagem póstuma), professora Guiomar Francisca Teixeira de Oliveira (homenagem póstuma) e professor Oswaldo José de Paula Barbosa. Como forma de gratidão, três placas foram descerradas no Cenpre com o nome de cada uma das personalidades citadas.

A música também foi destaque na ocasião, com a apresentação da professora Elisabeth Brandão Schmidt. Ela interpretou o hino do Cenpre, que leva o título Você merece viver, e é de sua autoria.

Parceiros e Entidades homenageados

A história do Cenpre teve início em agosto de 1989, por meio de discussões internas e atividades de conscientização prevenção do consumo de drogas. Por mais de duas décadas, diversos parceiros e entidades participaram desse trabalho, ampliando as ações e apoiando as metas estabelecidas para eficiência dos serviços. Assim, cerca de 40 representações também foram homenageadas durante a solenidade, com a entrega de certificados aos presentes.

Foram destacados Conselhos regionais de Políticas sobre drogas e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Entidades Educacionais e Religiosas, Instituições de Reabilitação, Instituições Militares e de Segurança, Legislativo Municipal, Meios de Comunicação, Pró-reitorias da FURG, unidades administrativas da Prefeitura do Rio Grande, Foro da Comarca do Rio Grande, Ministério Público do Rio Grande e Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande.

Para o coordenador do CRR/FURG, professor Fernando Amarante, o Cenpre se orgulha de dever gratidão a toda comunidade universitária e regional. Um trabalho desenvolvido em diversas etapas, ao longo de anos, com a contribuição de muitos parceiros que têm a preocupação constante com a manutenção e preservação da vida.

De acordo com o diretor do Instituto de Ciências Biológicas da FURG, professor Adalto Bianchini, são 25 anos de história, de serviços voltados a comunidade que tiveram início no então departamento de Ciências Fisiológicas, a partir de um projeto que tinha o foco na prevenção do uso abusivo de drogas psicotrópicas. Hoje, o Cenpre é referência em sua área de atuação, e o que desejamos é que a unidade continue com esse trabalho, expandindo cada vez mais suas ações.

Em sua fala, o prefeito Alexandre Lindenmeyer destacou a importância do Cenpre para o município, como entidade acolhedora para pessoas que enfrentam o problema da dependência química. É uma satisfação muito grande contar com um espaço como o Cenpre, que recebe e acolhe dependentes químicos, com foco no tratamento e recuperação. Por meio de um trabalho institucionalizado, a unidade mantém o compromisso com a vida da pessoa, apoiando sempre a valorização da vida, disse Lindenmeyer.

Para a reitora Cleuza Dias, o trabalho desenvolvido pelo Cenpre é referência no cuidado com as pessoas, em especial com a saúde dos dependentes químicos. Enfrentamos hoje uma realidade muito difícil, no que diz respeito ao uso de drogas aqui em Rio Grande, não só com adolescentes e adultos, mas também com crianças. Com o apoio dos conselhos regionais e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), o Cenpre desenvolve suas atividades de estudos, prevenção e recuperação de dependentes de maneira muito eficaz. E tenho certeza que continuaremos unindo esforços na busca por ampliar a referência dos serviços desenvolvidos, disse a reitora, enfatizando a criação do curso de tecnólogo em voltado a prevenção e recuperação de dependentes químicos.

 

Galeria

Descerramento das placas na sede do Cenpre

Descerramento das placas na sede do Cenpre

Assunto: Arquivo