FURG autoriza início da construção de embarcações

{000023879000000295}Na manhã da última segunda-feira, 25, foi realizada mais uma reunião entre a Universidade e o Estaleiro Inace sobre os projetos e a construção de quatro embarcações caracterizadas como laboratórios flutuantes, para atender às demandas de todas as Universidades Federais que ofertam cursos nas áreas de Ciências do Mar.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Administração, Mozart Tavares, o encontro formalizou a aprovação dos projetos executivos e autorizou o início das construções. Na aprovação dos projetos, foi fundamental a participação da Comissão nomeada para fiscalizar a construção das embarcações, coordenada pelo professor Luiz Carlos Krug. Durante esse período foram discutidos aspectos técnicos fundamentais para garantir a segurança das atividades que serão desenvolvidas a bordo, em especial, aspectos relacionados ao conforto e segurança dos alunos e da tripulação. Na ocasião, também foram assinados documentos que garantem a responsabilidade técnica das construções, dentre as quais Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) junto ao Conselho Regional e Arquitetura (Crea), que permitem a responsabilidade técnica por parte dos engenheiros do Estaleiro Inace e da Universidade.

A reitora da FURG, professora Cleuza Dias, também esteve presente na reunião. Para ela, a entrega das embarcações será um marco importante tanto para as Universidades que têm cursos de ciências do mar como para a nação brasileira. Essa experiência irá contribuir na formação de jovens que ingressarão no mercado de trabalho nacional e internacional, carregando consigo o nome das Universidades e do nosso país, ressalta. Cleuza também enfatizou o trabalho realizado pela comissão e afirmou que está etapa é muito importante para a FURG. É um orgulho para nós estarmos pilotando esse projeto que, sem dúvidas, será um sucesso disse.

O gerente de produção do Estaleiro Inace, eng. Aurélilo Girão, destacou que a entrega de embarcações com a melhor qualidade e com o melhor funcionamento é um dos pontos primordiais no processo. É a nossa premissa. Temos uma responsabilidade muito grande com nossas embarcações. Quando um projeto começa da forma como estamos começando: conversando, discutindo, vendo os pontos e adaptando ele às necessidades do nosso parceiro, sentimos que vai dar certo afirma.

A previsão de entrega dessas embarcações é de 24 meses. Durante esse período serão realizadas visitas ao Estaleiro para o acompanhamento das construções.

Arquivos

Foto 01

 

Assunto: Arquivo