Navios Ary Rongel e Almirante Maximiano regressam da Antártica

Esantar/FURG retira cinco caminhões de equipamentos das embarcações

O Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel e o Navio Polar Almirante Maximiano estão atracados desde a manhã deste domingo, 11, no porto novo do Rio Grande, onde permanecem até o dia 13, quando seguem para o Rio de Janeiro, concluindo a 28ª Operação Antártica (Operantar 28), iniciada em 19 de outubro.

Pela primeira vez, o Brasil contou com dois navios operando no continente gelado. Nos quase seis meses de permanência na Antártica, foram desenvolvidos projetos topográficos, pesquisas sobre os impactos das mudanças globais considerando a vegetação e as aves da região, estudos sobre as mudanças causadas pelo homem no meio ambiente marinho antártico, projetos sobre a gestão ambiental, educação e difusão da ciência, modelagem e dinâmica de massas de água nas regiões polares, estudos do solo marinho para identificar eventos paleoclimáticos e sobre o processo de recuo das geleiras e a microbiota da região, além de coleta e análise de dados oceanográficos.

Os navios contaram com apoio do Comando da Força Aeronaval, que cedeu três helicópteros Esquilo e dois destacamentos aéreos, um em cada embarcação. Contaram ainda com oito mergulhadores, cedidos pelo Comando da Força de Submarinos.

Foi também a primeira viagem à Antártica do navio Maximiano, sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Ricardo Segovia Barbosa, que integrou a tripulação da primeira viagem do Ary Rongel ao continente, em 1996.

Os navios chegaram a partir das 10h ao porto do Rio Grande e em seguida foi iniciada a retirada de equipamentos e roupas, que seguiram em cinco caminhões para a Estação de Apoio Antártico, sediada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Créditos fotos Antártica: cedidas pelo Comando do NPo Maximiano

Créditos foto porto novo: Tammie Faria, ACS/FURG

 

Galeria

Pela primeira vez país teve dois navios operando na Antártica

Pela primeira vez país teve dois navios operando na Antártica

Assunto: Arquivo