Foi inaugurada na última terça-feira, 23, no Pavilhão 2 do campus Carreiros, a sala do projeto Matemática Inclusiva para Todos (MIT). A ação integra o conjunto de ações planejadas para o desenvolvimento do projeto de extensão, de responsabilidade dos docentes Daiane Freitas, Eneilson Fontes e Luciele Nunes, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef-FURG).
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"Os cursos de licenciatura têm nos trazido uma demanda grande em relação a ter uma formação mais aprofundada sobre inclusão. Está cada vez mais evidente nas escolas e na universidade; cada vez mais temos alunos e alunas autistas em sala de aula", observou a professora Luciele Nunes.
Assim, o MIT pretende estabelecer um ambiente frutífero de discussões e aprendizagens sobre o tema da inclusão e o ensino de matemática, e também propor estratégias concretas para o ensino de conteúdos da educação básica para alunos com transtorno do espectro autista (TEA), respeitando as suas especificidades e visando potencializar suas habilidades.
O piso da sala 2214, localizada no segundo andar do prédio, foi demarcado com subdivisões em espaços. Segundo a professora Daiane Freitas, um deles será destinado a um espaço multisensorial, e outros para atendimentos individualizados. "A área maior será utilizada pela equipe, formada por estudantes e bolsistas dos cursos de licenciatura do Imef. A sala irá funcionar nos três turnos, em regime de escala de trabalho", explicou.
"O espaço foi pensado com muito carinho, de forma coletiva, e agora vamos poder avançar com algumas questões que dependem de uma estrutura física para ser desenvolvidas. Estamos muito contentes e esperamos que sejam todos e todas muito bem acolhidos", disse o professor Eneilson Fontes.
Estiveram presentes na inauguração o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, a pró-reitora de Graduação, Sibele Martins, a diretora do Imef, Adriana Pereira, e o diretor Pedagógico da universidade, Daniel Silveira. Após o descerramento da placa, foi servido um coquetel aos convidados.
Atividades concretas
O MIT tem como objetivos contribuir com a inclusão de alunos com TEA no ensino regular, fomentar e viabilizar uma formação mais completa dos alunos do curso de Matemática - Licenciatura acerca de assuntos relacionados à inclusão, realizar encontros de formação com profissionais especializados no tema, contribuir com o processo de inclusão nas instituições de ensino, qualificar estudantes para atuar como monitores de inclusão, elaborar um banco de dados com atividades concretas para o ensino básico de matemática para alunos com TEA, e promover relatos de experiências com autistas e familiares.